Recheio cremoso de ganache, fina cobertura de chocolate e, em sua versão mais clássica, uma nuvem de cacau em pó. Quem nunca se deliciou com uma trufa, está perto de um dos maiores prazeres da vida.
Há quem credite a origem das trufas ao grande chef pâtissier Auguste Escoffier, no final do século XIX. No entanto, a cidade francesa de Chambéry se autoproclama o berço da trufa de chocolate – criada acidentalmente por Louis DuFour, em 1895. Controvérsias à parte, o fato é que ambos os chefs teriam notado a semelhança física daquela invenção com o raro (e valioso) fungo encontrado em regiões como Périgord.
Desde então, as pequenas delícias à base de cacau vêm ganhando novas interpretações e muitos apreciadores. Embora a preparação original exija chocolate meio amargo, o único limite é a criatividade. É comum encontrar ganaches enriquecidas com bebidas, como licores e champagne, ou até frutas, nozes e caramelo.
Primeiro lançamento da Chocolat du Jour, em 1987, as Truffes du Jour se tornaram verdadeiros clássicos. “As trufas são tão delicadas que devem ser consumidas o mais breve possível para que não percam suas características”, afirma Claudia Landmann, nossa chocolatier e fundadora. A produção leva ingredientes frescos e acontece em pequenos lotes na fábrica em São Paulo, o que garante o sabor marcante e a qualidade dessas joias de chocolate.
Sempre frescas, as famosas Truffes du Jour têm sabores clássicos e edições sazonais.