11 3168 2720 | Horário comercial  -  Se preferir, compre por telefone

Chocolat du Jour
nas redes sociais

Compartilhe

    Receita do Chef: aprenda a preparar a clássica mousse de chocolate

    Verdadeira unanimidade quando o assunto é sobremesa, a mousse conquista o paladar com sua textura aerada, leve e com sabores intensos. O preparo é simples, mas o segredo está na escolha de ingredientes frescos e de qualidade excepcional.

    Para quem deseja impressionar sem passar muito tempo na cozinha, nossa sugestão é a receita do chef pâtissier  Oriol Balaguer. Com passagens por restaurantes como o El Bulli, o catalão elaborou para a Chocolat du Jour uma preparação tradicional de mousse à base do Chocolate Bean to Bar Pratigi 53%, com um toque cítrico e tropical da manga.

    Confira a receita e prepare-se para os elogios.

    Mousse de Chocolate com Coulis de Manga

    Rendimento: 25 porções

    Para o creme inglês

    • Creme de leite fresco – 270 ml
    • Leite integral – 270 ml
    • Açúcar – 70g
    • Gemas de ovo – 5 unidades

    Misture as gemas com o açúcar em uma tigela refratária. Em uma panela, aqueça o creme de leite até começar a ferver. Coloque uma concha da mistura quente nos ovos e bata bem com um fouet, sem deixar coagular. Aos poucos, coloque os ovos na panela com o creme de leite até incorporar e reserve.

    Para o coulis

    • Polpa de manga congelada (ou da fruta que preferir) – 500 g
    • Açúcar refinado – 90 g
    • Folhas de gelatina incolor – 2 unidades

    Hidrate as folhas de gelatina em 500ml de água fria e escorra. Aqueça 100g da polpa de fruta com o açúcar e incorpore à gelatina já hidratada. Adicione o restante da polpa e reserve na geladeira.

    Para a mousse

    Pique o chocolate em pedaços pequenos. Aos poucos, misture o creme inglês a 70°C ao chocolate até emulsionar. Quando estiver homogêneo, bata o creme de leite fresco e incorpore à receita. Bata as claras em neve e acrescente aos poucos, para não perder a textura aerada.

    Montagem

    Em taças individuais, disponha o coulis de frutas, mas reserve uma parte para a decoração. Cubra com a mistura de chocolate e leve para gelar por cerca de 12 horas. Sirva com o restante do coulis e, se preferir, complemente com raspas de chocolate 70% Cacau.

     

    Para saborear

    Conheça a linha Bean to Bar da Chocolat du Jour, elaborada com cacau fino de origem brasileira.